Telefone Direto e Gratuito Telefone 0800 642 2272

Auxílio-Doença

Auxílio-Doença

É um benefício que será concedido ao segurado que esteja impedido de trabalhar em razão de doença, acidente ou por orientação médica. Temos o tipos de auxílio-doença, o previdenciário em razão de alguma doença ou acidente que não tem qualquer relação com o trabalho exercido pelo segurado; e o acidentário, em que o segurado sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional que o deixou temporariamente incapacitado, diferente do auxílio-acidente em que o resultado da incapacidade é permanente.

São quatro requisitos para a concessão do auxílio: qualidade de segurado, incapacidade temporária, cumprimento de carência de 12 contribuições mensais e estar incapacitado para trabalhar por mais de 15 dias consecutivos ou recebeu atestados da mesma condição por um período de 60 dias e passou a perícia médica do INSS.

Quem tem direito? Todo o segurados do INSS.

O serviço de Concessão de Auxílio-Doença inicia na avaliação preliminar dos requisitos para a concessão, existindo a condição passamos para a preparação da documentação necessária para instruir o requerimento junto ao INSS e judicial (se necessário), monitoramento do processo e instrução para a(s) perícia(s) determinadas, realização de recursos às impugnações trazidas ao processo objetivando o êxito da ação e a concessão do auxílio.

 

Perguntas frequentes

O que fazer caso meu auxílio-doença seja negado? Fechar Abrir

Uma opção é entrar com um recurso administrativo solicitando uma nova perícia médica para reavaliar seu caso. O pedido deve ser feito em até 30 dias após o indeferimento, e novos exames e laudos devem ser apresentados para reforçar a comprovação da incapacidade.

A segunda opção e a mais indicada, é entrar com uma ação judicial, para isso é necessário constituir um advogado.

Qual o valor do auxílio-doença? Fechar Abrir

Preciso fazer perícia médica para receber o auxílio-doença? Fechar Abrir

O período de recebimento do auxílio-doença conta como tempo de contribuição? Fechar Abrir

Siga as nossas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades jurídicas e dicas que compartilhamos

@bmsadvassociados