Telefone Direto e Gratuito Telefone 0800 642 2272

Exercitar para prevenir

29/08/2022 • Como não cair em golpes

Exercitar para prevenir

A BMS oferece ginástica laboral a seus colaboradores. Objetivo é trazer mais qualidade de vida e evitar algumas doenças ocupacionais.

Para driblar as temidas doenças ocupacionais e, consequentemente levar aos seus colaboradores mais saúde e vigor, a BMS Advogados Associados, empresa especializada em direito previdenciário leva para suas unidades, profissionais para aplicar aos seus colaboradores exercícios preventivos. A gerente de Recursos Humanos, Tatiana Fortunato, conta que a atividade laboral acontece há três anos e meio, em três unidades e que a presença é facultativa, mas que a maioria participa.

Para a profissional a atividade é muito importante, pois traz mais qualidade de vida, saúde e consequentemente integração da equipe. “Sempre nos preocupamos com a saúde dos nossos colaboradores. Atualmente são 178 mas no momento temos esta atividade em três das nossas unidades, onde se concentram o maior número de funcionários”, ela ainda destaca que atualmente apenas um funcionário está afastado de suas atividades e, em decorrência de um acidente de trânsito, nenhum por doença ocupacional.

Estratégia terapêutica

A preparadora física Nani Niehues é uma das profissionais que atende aos colaboradores da BMS. Ela conta que o seu objetivo é ajudar as pessoas ter mais qualidade de vida e o alívio de dores, mas sem esquecer das limitações de cada um.

Segundo a preparadora, são exercícios específicos que ajudam no desempenho físico e mental da equipe, como é o caso dos de mobilidade articulares, pelo fato de estarem a maior parte do tempo sentados – o que causa os transtornos das articulações.

Nani trabalha na prevenção de quatro malefícios desencadeados no ambiente de trabalho; Ler/Dor, dorsalgias, transtornos mentais, transtornos das articulações e varizes nos membros inferiores.

Com a evolução de estudos na área da medicina, a sigla LER (Lesão por Esforço Repetitivo), foi modificada para DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Para esses malefícios, Nani traz exercícios de fortalecimento e alongamento. Para a especialistas, não é considerada doença, mas uma síndrome que inclui um grupo de doenças com sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos.

Para evitar os transtornos mentais, a profissional destaca que uma vez por mês realiza meditação, por pedido da maioria. “Não é apenas o corpo que adoece, a mente também”.

Além dessas atividades, realiza também exercícios de liberações miofascial para evitar dores. Esta técnica consiste em prevenir lesões e alívios de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo, com a intenção de liberar a fásica (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo) com o intuito de relaxar a musculatura.

 

Siga as nossas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades jurídicas e dicas que compartilhamos

@bmsadvassociados