Telefone Direto e Gratuito Telefone 0800 642 2272

Benefícios e riscos da revisão de aposentadoria

19/09/2022 • Notícias

Benefícios e riscos da revisão de aposentadoria

É muito importante a orientação de um advogado para erros não passarem despercebidos

Fazer a revisão do benefício de aposentadoria é bom quando reflete positivamente ao aposentado mas também ela pode apresentar alguns riscos. O ponto positivo a ser destacado é que existe a possibilidade de aumentar o valor do benefício e, a possibilidade de receber os valores atrasados dos últimos cinco anos em relação ao aumento do valor do benefício. E, dependendo de quanto o benefício aumente, o aposentado pode ganhar um valor bem expressivo.

Mas existe o outro lado da moeda e, que não é nada agradável, inclusive pode ocasionar riscos e até perda de dinheiro. Em muitos casos já aconteceu da própria pessoa entrar sozinha com o pedido administrativo de revisão, sem o auxílio de um advogado especialista e este pedido ser desfavorável, inclusive com a diminuição do benefício. Por isso é importante consultar um advogado especialista que entenda minuciosamente das regras do INSS.

O advogado primeiramente vai analisar se você tem direito à revisão, a sua documentação e executará os cálculos de quanto você poderá ganhar. Também realizará o acompanhamento processual e orientação do melhor caminho. Cumprirá prazos e manterá o cliente informado quanto alguma exigência solicitada.

A pessoa poderá fazer o pedido sozinha, em dois casos: se o pedido for diretamente no INSS, no Portal Meu INSS e, se caso for na justiça, somente se os valores devidos forem menores que 60 salários mínimos; se ultrapassarem este valor é obrigatória a atuação de um advogado.

Veja este exemplo: João era aposentado na modalidade especial, por trabalhar por anos como borracheiro. Solicitou a revisão de sua aposentadoria sozinho através do aplicativo Meu INSS. Acontece que: Ao analisar a solicitação, a autarquia concluiu que havia cometido um erro quando analisou a insalubridade do trabalhador. Resultado: o valor do benefício diminuiu em R$ 500.

 

Siga as nossas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades jurídicas e dicas que compartilhamos

@bmsadvassociados