Telefone Direto e Gratuito Telefone 0800 642 2272

Aposentado – Saiba se você tem direito ao adicional de 25%

26/09/2022 • Notícias

Aposentado – Saiba se você tem direito ao adicional de 25%

Não são todos os aposentados por invalidez que podem pedir

Uma boa notícia foi divulgada nesta semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), alguns beneficiários têm direito a pedir um adicional de 25%, no valor da aposentadoria. Sendo que o total pode ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.087,22. Isso significa que quem ganha o teto pode ganhar até R$ 8.859,02 caso tenha direito ao adicional.

Quem tem direito
Tem direito ao abono somente quem recebe aposentadoria por invalidez e que precise de auxílio de terceiros para as necessidades básicas do dia a dia, como tomar banho e se alimentar. Sendo que na maioria dos casos, os familiares trabalham fora e não conseguem dar total atenção a ele, por isso precisam contratar uma cuidadora, por exemplo.
Em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu que o abono deveria ser pago somente aos aposentados por invalidez que comprovassem a necessidade da ajuda de terceiros. A decisão foi unânime.

Em quais casos se pode pedir o adicional
Vale destacar que não são todos os aposentados por invalidez que podem pedir. Mesmo diante desta lista, muitos beneficiários, que não se enquadram totalmente nessas exigências entram com pedido de recurso junto ao INSS. O trâmite é bem burocrático e pode durar anos. O INSS determina que o adicional seja pago somente aos beneficiários que apresentem alguma das seguintes condições:

  • Doença que deixe a pessoa acamada Incapacidade permanente para as atividades da vida diária
  • Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos
  • Perda das pernas, quando a prótese for impossível
  • Paralisia dos dois braços ou pernas
  • Cegueira total
  • Alteração das faculdades mentais e que apresente dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões.

Como pedir o benefício

Para solicitar o adicional na aposentadoria, o beneficiário pode solicitar pelo site Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135. Ele também vai precisar passar por uma perícia e deverá estar munido de laudos médicos, exames, receitas e apresentar documentos originais com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.
Quem optar por representação através de um advogado ou procurador, também vai precisar dos documentos dele, também a procuração atualizada ou termo de representação.

O INSS tem até 45 dias para responder se o aposentado terá ou não direito ao adicional. Em caso de falecimento do beneficiário, o adicional deixa de ser pago aos dependentes, pois ele tinha como objetivo custear gastos a mais do aposentado.

Siga as nossas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades jurídicas e dicas que compartilhamos

@bmsadvassociados